Página Inicial / Últimas / China anuncia acordo de cooperação com Irã e critica EUA

China anuncia acordo de cooperação com Irã e critica EUA

Parceria pelos próximos 25 anos envolve áreas como como energia, agricultura, saúde, infraestrutura e cibersegurança

A ditadura comunista da China anunciou no sábado 15 um acordo de cooperação estratégica com o Irã em várias áreas, estreitando a relação entre os dois países.

O pacto, com duração prevista de pelo menos 25 anos, foi firmado pelos chanceleres da China, Wang Yi, e do Irã, Hossein Amir-Abdollahian. Eles estiveram reunidos na cidade chinesa de Wuxi, segundo informações de Pequim.

“Enquanto preparávamos essa visita à China, planejamos marcar o dia de hoje como o início da implementação do acordo entre os dois países”, afirmou o chanceler iraniano.

Segundo o comunicado divulgado pelas duas chancelarias, o acordo aprofundará a parceria em áreas como energia, agricultura, saúde, infraestrutura, cibersegurança e cultura.

Depois de anos de negociações entre os países, o Irã aderiu oficialmente à Iniciativa do Cinturão e da Rota, megaprojeto de infraestrutura que tem o objetivo de ligar o leste asiático à Europa. O tratado havia sido assinado no ano passado.

A ditadura chinesa voltou a criticar as sanções impostas pelo governo norte-americano ao Irã. Pequim é o maior parceiro comercial de Teerã e era um de seus principais compradores de petróleo até o ex-presidente dos EUA Donald Trump aplicar novas rodadas de sanções econômicas ao país persa.

A China também reiterou seu apoio à retomada das negociações em torno do acordo nuclear — abandonadas por Trump em 2018. No ano passado, ainda que timidamente, as conversas foram reiniciadas entre diplomatas de Irã, Reino Unido, Alemanha, Rússia, França, além da própria China.

Para Wang, os norte-americanos são os grandes responsáveis pelas dificuldades nas tratativas, pois decidiram deixar o acordo.

Com informações das agências Reuters eFrance-Presse

The post China anuncia acordo de cooperação com Irã e critica EUA appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:China anuncia acordo de cooperação com Irã e critica EUA
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

PT defende envio de bilhões do BNDES para financiar obras de governos ditatoriais

A ex-presidente da Caixa Econômica Federal e ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior, defendeu o envio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *