Página Inicial / Últimas / Câmara aprova em 1º turno fim do laudêmio, a “taxa do príncipe”

Câmara aprova em 1º turno fim do laudêmio, a “taxa do príncipe”

A proposta aprovada transfere da União para os estados e municípios terrenos de Marinha utilizados para serviço público

Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22/2), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera a propriedade sobre os chamados terrenos de Marinha e, como consequência, acaba também com o laudêmio, a “taxa do príncipe”, cobrada em Petrópolis, por exemplo, em movimentações de compra e venda de imóveis.

Dos presentes, 377 deputados votaram a favor, 93 votaram contra a PEC e houve uma abstenção. A PEC 39/11 transfere para os estados e municípios os terrenos de marinha ocupados pelo serviço público desses governos e mediante pagamento aos ocupantes particulares.

Antes de seguir para o Senado, a proposta precisa ainda ser aprovada em segundo turno na Câmara. Depois, a proposta precisa passar pelo mesmo trâmite no Senado. Caso não haja alteração, a matéria será promulgada.

O texto aprovado refere-se ao substitutivo apresentado pelo deputado Alceu Moreira (MDB-RS). De acordo com a proposta, a União ficará apenas com as áreas não ocupadas, aquelas abrangidas por unidades ambientais federais e as utilizadas pelo serviço público federal, inclusive para uso de concessionárias e permissionárias, como para instalações portuárias, conservação do patrimônio histórico e cultural, entre outras.

Os terrenos de marinha onde estão instalados serviços estaduais e municipais sob concessão ou permissão também serão transferidos gratuitamente.

Mais cedo, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), disse ser favorável ao fim do pagamento do laudêmio, o imposto conhecido como a “taxa do príncipe”.

“Não tem lógica você permanecer com cobrança de laudêmio. Não só em Petrópolis, não. É no Brasil todo. É uma coisa totalmente absurda e de uma subjetividade impar”, disse Lira, ao chegar a Câmara para colocar em votação a proposta que altera a Constituição Federal.

The post Câmara aprova em 1º turno fim do laudêmio, a “taxa do príncipe” appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Câmara aprova em 1º turno fim do laudêmio, a “taxa do príncipe”
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

PT defende envio de bilhões do BNDES para financiar obras de governos ditatoriais

A ex-presidente da Caixa Econômica Federal e ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior, defendeu o envio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *