Página Inicial / Últimas / Carla Zambelli diz estar nos EUA para levar relatório sobre censura à Corte de Direitos Humanos

Carla Zambelli diz estar nos EUA para levar relatório sobre censura à Corte de Direitos Humanos

Foto: CELSO LUIX/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO-07/09/2021.

A deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL-SP) disse nesta sexta-feira (4) que está nos Estados Unidos para entregar à Corte Interamericana de Direitos Humanos um documento com relatos sobre censura e violação de direitos humanos no Brasil.

“A minha equipe está fazendo um material robusto sobre os problemas que nós estamos passando no Brasil em relação aos nossos direitos humanos. E vou levar até Washington, na Corte Interamericana de Direitos Humanos, e dizer o que a gente está passando,” disse a deputada em uma entrevista feita por videoconferência a um canal de notícias brasileiro.

A corte à qual a deputada se refere, no entanto, está sediada em São José, na Costa Rica. O órgão que tem sede na capital americana é a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Os dois órgãos fazem parte do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos (SIPDH).

A Comissão em Washington é uma entidade consultiva, que formula recomendações. Já a Corte, em São José, tem competência litigiosa. As pessoas, grupos ou entidades que não sejam o Estado, não podem apresentar casos junto à Corte, mas podem recorrer à Comissão que, após análise, pode endereçar os assuntos à Corte.

Questionada pelo R7, na última quinta-feira (3), se a ida dela aos Estados Unidos tinha ligação com as recentes decisões judiciais contra ela, a parlamentar afirmou que está “cumprindo agendas pessoais” e vai aproveitar a ocasião “para estudar meios de assegurar e restaurar a liberdade de expressão no Brasil junto a autoridades americanas”.

Na segunda-feira (31), por determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Zambelli teve os perfis nas redes sociais suspensos. A decisão impõe multa de R$ 150 mil por descumprimento e envolve acusações de que a deputada espalhou informações falsas sobre o processo eleitoral, além de ter incentivado a realização de atos antidemocráticos.

PGR pede ao STF para interrogar Carla Zambelli

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu permissão ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tomar o depoimento de Carla Zambelli antes de decidir se abre uma investigação sobre a parlamentar devido ao episódio em que ela apontou uma arma de fogo em direção a um homem, em São Paulo.

Em 29 de outubro, véspera do segundo turno das eleições, Zambelli e os seguranças dela se envolveram em uma confusão no bairro dos Jardins, em São Paulo. Segundo ela, um homem a abordou e a provocou quando ela estava em um restaurante. Em determinado momento, com armas na mão, Zambelli e um segurança passaram a correr atrás do homem. O segurança chegou a fazer um disparo para o alto.

A deputada gravou um vídeo no dia do ocorrido e disse que pegou o revólver depois de ter sido agredida e xingada.

O depoimento da deputada foi solicitado pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araujo. “Com o escopo de averiguar preliminarmente as circunstâncias fáticas que envolvem autoridade com prerrogativa de foro perante o egrégio Supremo Tribunal Federal, urge sejam adotadas diligências investigativas para o completo esclarecimento dos fatos”, afirmou.

“Ante o exposto, o Ministério Público Federal, a título de diligências preliminares, requer seja autorizada a oitiva da deputada federal Carla Zambelli Salgado, a ser realizada pela Procuradoria-Geral da República, sem prejuízo de outras oitivas decorrentes que se afigurem necessárias”, complementou a vice-procuradora-geral da República.

Créditos: Portal R7.

The post Carla Zambelli diz estar nos EUA para levar relatório sobre censura à Corte de Direitos Humanos appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Carla Zambelli diz estar nos EUA para levar relatório sobre censura à Corte de Direitos Humanos
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Alckmin abre Agrishow sem público para evitar passar vergonha por causa de Bolsonaro; Entenda

Na cerimônia de abertura da Agrishow deste ano, que foi um evento exclusivo para a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *