Página Inicial / Últimas / Governo Lula não assina declaração contra Nicarágua na ONU; Ditador Ortega foi acusado de crimes contra a humanidade

Governo Lula não assina declaração contra Nicarágua na ONU; Ditador Ortega foi acusado de crimes contra a humanidade

Foto: Fernando Bizerra Jr/EFE.

O governo Lula não aderiu a uma declaração que condena os crimes praticados pelo ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, informou o portal UOL, neste domingo, 5. O documento foi assinado por mais de 50 países.

No momento em que a pauta foi apresentada, durante uma reunião na Organização das Nações Unidas (ONU), o representante do Itamaraty que estava presente se manteve em silêncio. Depois, o diplomata chamou a atenção de diversos governos que rubricaram o texto contra o regime da Nicarágua.

A lista de países que assinaram a denúncia contra Ortega inclui tanto potências mundiais, como Estados Unidos, Austrália, Canadá e França, quanto governos de esquerda da América Latina, como Chile e Colômbia. Peru, Guatemala, Paraguai e Equador também assinaram a declaração.

Apesar de pertencer ao mesmo espectro político de esquerda, o presidente do Chile, Gabriel Boric, chamou Ortega de ditador, reconhecendo a perseguição ideológica que é orquestrada por ele contra a população da Nicarágua, sobretudo cristãos.

Em um relatório, o grupo de países pede à comunidade internacional sanções contra instituições e indivíduos ligados à ditadura.

“Os supostos abusos — que incluem execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias, tortura, privação arbitrária da nacionalidade e do direito de permanecer no próprio país — não são um fenômeno isolado”, diz o documento da ONU. “Trata-se do desmantelamento deliberado das instituições democráticas e da destruição do espaço cívico e democrático.”

De fora da iniciativa, é esperado que o Itamaraty emita uma nota, na próxima segunda-feira 6, explicando seu posicionamento, conforme o UOL.

Créditos: Revista Oeste.

The post Governo Lula não assina declaração contra Nicarágua na ONU; Ditador Ortega foi acusado de crimes contra a humanidade appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Governo Lula não assina declaração contra Nicarágua na ONU; Ditador Ortega foi acusado de crimes contra a humanidade
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Alckmin abre Agrishow sem público para evitar passar vergonha por causa de Bolsonaro; Entenda

Na cerimônia de abertura da Agrishow deste ano, que foi um evento exclusivo para a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *