Página Inicial / Últimas / URGENTE: Com 99% das urnas apuradas, a esquerda vai perdendo as eleições em Portugal; VEJA NÚMEROS

URGENTE: Com 99% das urnas apuradas, a esquerda vai perdendo as eleições em Portugal; VEJA NÚMEROS

Com 99% das urnas apuradas nas eleições legislativas de Portugal, a Aliança Democrática lidera por uma pequena margem em relação ao Partido Socialista. A coligação de centro-direita acumula 28,86% dos votos, enquanto o Partido Socialista registra 28,71%. Em terceiro lugar, o Chega, partido de direita, conquistou até o momento 18,24% dos votos, apresentando um crescimento expressivo desde o último pleito de 2022.

Nenhum partido assegurou a maioria absoluta (51%), iniciando agora as negociações para possíveis alianças. Especula-se, segundo especialistas, que a Aliança Democrática busque uma união com o Chega, o que garantiria a maioria no Parlamento.

Portugal adota o sistema parlamentarista, onde o líder do partido com a maioria absoluta nas eleições legislativas torna-se o primeiro-ministro. Caso nenhum partido alcance a maioria, alianças com siglas menores são necessárias para formar um governo.

Sobre a Votação

Com 51,96% de comparecimento às urnas até as 16h (horário local), os dados mais recentes do Ministério da Administração Interna revelam um aumento de 6,3% em relação às eleições legislativas de 2022. Projeções indicam uma taxa de abstenção entre 40,5% e 46,5%, possivelmente o índice mais baixo desde 2009.

Serão eleitos 230 deputados em uma campanha que teve custo de 24 milhões de euros, contando com a participação de 18 partidos, três a menos em comparação com as eleições anteriores de 2019 e 2022.

As questões prementes na campanha incluem uma crise habitacional, baixos salários, deficiências na saúde e corrupção, esta última vista por muitos como endêmica nos principais partidos.

A eleição antecipada, quatro meses após a demissão repentina do primeiro-ministro socialista António Costa em meio a uma investigação de corrupção, reacende a disputa entre os dois partidos centristas – o Partido Socialista (PS) e o Partido Social-Democrata (PSD) – que se alternaram no poder desde o fim da ditadura fascista há cinco décadas.

Com informações da CNN Brasil.

O post URGENTE: Com 99% das urnas apuradas, a esquerda vai perdendo as eleições em Portugal; VEJA NÚMEROS apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:URGENTE: Com 99% das urnas apuradas, a esquerda vai perdendo as eleições em Portugal; VEJA NÚMEROS
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Pancada: Arthur Lira rebate declarações de Felipe Neto após denúncia por injúria

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AP), se manifestou nesta sexta-feira (26) sobre as declarações do influenciador …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *