Página Inicial / Últimas / Post de Lula com promessa sobre sigilo de 100 anos é checado como falso no Twitter/X

Post de Lula com promessa sobre sigilo de 100 anos é checado como falso no Twitter/X

foto: Rodolfo Buhrer

Após a notícia de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) impôs sigilo de 1,3 milhão de pedidos de informação, alegando conter dados pessoais, ele foi alvo de verificação no Twitter/X. Os internautas destacaram a promessa de campanha do presidente, que afirmava que faria o oposto se eleito.

Em 26 de setembro de 2022, o então candidato Lula escreveu no Twitter/X sobre o assunto, prometendo: “No primeiro dia de governo nós vamos fazer um decreto para acabar com o sigilo de 100 anos. O povo deve ver o que estão escondendo.”

Segundo o Estado de S.Paulo, a gestão petista colocou em sigilo de longa duração a agenda da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e a lista dos militares do Batalhão de Guarda Presidencial presentes durante as manifestações populares de 8 de janeiro. A verificação do Twitter/X destacou esses pontos como exemplos em que a declaração passada de Lula, de que “o povo deve ver o que estão escondendo”, não parece mais ser seguida.

Em 2023, o governo Lula negou sete pedidos de informação a mais do que os 1.332 negados pelo governo Bolsonaro em 2022. Por ordem do governo Lula, a Controladoria Geral da União (CGU) revisou os sigilos impostos anteriormente e encontrou “252 casos de sigilo aplicados indevidamente”.

No início de 2023, o governo tornou públicas as visitas recebidas pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no Palácio da Alvorada. Porém, agora, o governo mantém em segredo as visitas recebidas pela atual primeira-dama, Janja, tanto na residência oficial quanto no Palácio do Planalto.

com informações Revista Oeste

O post Post de Lula com promessa sobre sigilo de 100 anos é checado como falso no Twitter/X apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Post de Lula com promessa sobre sigilo de 100 anos é checado como falso no Twitter/X
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

13 ministros de Lula desrespeitam prazo determinado em lei

Dos 39 ministros que compõem o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *