Página Inicial / Últimas / Janaina Paschoal se filia ao Progressistas e pode ser candidata a vereadora

Janaina Paschoal se filia ao Progressistas e pode ser candidata a vereadora

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ex-deputada afasta as chances de compor como vice a chapa de Marina Helena, pré-candidata a prefeita do Novo

A ex-deputada estadual por São Paulo Janaina Paschoal se filiou ao Progressistas (PP). Ela assinou a ficha de filiação na nova sigla nesta segunda-feira, 25.

Com isso, a ex-parlamentar atende aos prazos exigidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e está apta a ser candidata a vereadora na capital paulista. “É uma possibilidade”, disse a ex-parlamentar sobre os planos de uma pré-campanha para a Câmara Municipal de São Paulo.

Por outro lado, filiada ao PP, Janaina afasta as chances de compor como vice a chapa de Marina Helena, pré-candidata a prefeita do Novo a quem já elogiou publicamente. Paschoal diz que a filiação não tem a ver com a política local e mantém os afagos a Marina.

Janaina é advogada e professora universitária. Ganhou projeção política como coautora do pedido de impeachment que depôs a ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. Dois anos depois, em 2018 foi eleita deputada estadual e, em 2022, se candidatou ao Senado, mas não foi eleita. Ela disputou a última eleição pelo PRTB, sigla da qual se desfiliou em outubro.

Cotada para vice

Janaina estava cotada para ser a vice de Marina Helena, pré-candidata do Novo. O Novo é conhecido por lançar chapas “puro-sangue”, como são conhecidas, no jargão político, as chapas de eleição majoritária formadas por apenas uma legenda, sem dois ou mais partidos coligados. A possibilidade de acordos, porém, não é restrita pelo estatuto do partido.

Porém, ao se filiar ao PP, sigla da base do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e que tende a compor a coligação para a reeleição do mandatário, Janaina acaba se afastando dessa possibilidade. A ex-deputada estadual reforça que a filiação menos tem a ver com a política local e mais com os quadros do PP com os quais conviveu durante o período em que esteve na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

“Ser vice de Marina (Helena) era uma possibilidade. Eu mantenho todos os elogios que fiz a ela e votarei nela no primeiro turno” pontua Paschoal. “Minha entrada no PP não tem a ver com o prefeito (Nunes)”, afirma. No segundo turno, segundo Janaina, seu voto será “contra a esquerda”.

‘Uma possibilidade’, diz Janaina sobre candidatura a vereadora

Outras siglas, segundo a ex-parlamentar, foram sondadas para a filiação. “Escolhi o PP por entender que vivemos uma tendência de aglutinar forças em grandes siglas, e essa união de forças será fundamental para tentarmos retomar o País em 2026”, diz Paschoal. “Essa retomada passa por São Paulo”.

A filiação de Janaina cumpre um prazo legal para quem postula uma pré-campanha a prefeito ou vereador. Segundo a legislação eleitoral, quem deseja ser candidato deve estar associado a alguma sigla até seis meses antes do pleito. Neste ano, a data incide no dia 6 de abril. Segundo a ex-deputada estadual, tentar a vereança da capital paulista não está descartado: “É uma possibilidade, sim”.

Exame

O post Janaina Paschoal se filia ao Progressistas e pode ser candidata a vereadora apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Janaina Paschoal se filia ao Progressistas e pode ser candidata a vereadora
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

13 ministros de Lula desrespeitam prazo determinado em lei

Dos 39 ministros que compõem o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *