Página Inicial / Últimas / Coreia do Norte faz disparo de míssil balístico

Coreia do Norte faz disparo de míssil balístico

Estados Unidos acreditam que o país comunista está se preparando para novos testes nucleares

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico lançado de um submarino neste sábado, 7. O exército sul-coreano detectou o lançamento.

“Nossos militares detectaram por volta das 14h07 (02h07, no horário de Brasília) que um míssil balístico de curto alcance, supostamente um SLBM, foi disparado do mar em Sinpo, Hamgyong do Sul”, declarou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul em comunicado.

A demonstração de força da Coreia do Norte ocorreu poucos dias antes da posse do novo presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, marcada para a terça-feira 10. O político é considerado com uma postura mais hostil a Pyongyang do que seu antecessor Moon Jae-yeol.

Armas nucleares na Coreia do Norte

Os Estados Unidos afirmaram na sexta-feira 6 que a Coreia do Norte pode preparar um teste nuclear ainda este mês — ato que não acontece desde 2017. Na semana passada, durante um grande desfile militar, Kim Jong Un, ditador norte-coreano, prometeu desenvolver suas forças nucleares “o mais rápido possível” e alertou contra possíveis ataques “preventivos”.

De acordo com a AFP, Jalina Porter, uma porta-voz diplomática dos EUA, alertou que os norte-coreano estão “preparando o local de testes de Punggye-ri e podem estar prontos para realizar um teste este mês”.

Jalina afirma que a análise “é consistente com as recentes declarações públicas da própria Coreia do Norte”. Ela disse ainda que o governo do EUA “continuará” em “estreita coordenação” com seus aliados. Joe Biden, presidente norte-americano, viajará ao Japão e à Coreia do Sul este mês, e o país comunista será um dos temas abordados durante sua visita.

Moratória armamentista

A Coreia do Norte se impôs uma moratória aos testes de armas nucleares e de longo alcance em meio a uma reaproximação diplomática entre Kim e o então presidente dos EUA, Donald Trump. Entretanto, as negociações estão paradas desde 2019.

Testes nucleares norte-coreanos

Desde 2006, a Coreia do Norte realizou seis testes de armas nucleares. O último e mais poderoso foi em 2017, com uma bomba de hidrogênio de 250 quilotons.

“Um sétimo teste nuclear seria o primeiro desde setembro de 2017 e alimentaria as tensões na península coreana, aumentando os perigos de erro de cálculo e falta de comunicação entre o regime de Kim e o novo governo de Yoon”, disse Leif-Eric Easley, professor da Universidade Ewha em Seul. Ele afirma que “em vez de aceitar convites para o diálogo, o regime de Kim parece estar se preparando para testar uma ogiva nuclear tática”.

The post Coreia do Norte faz disparo de míssil balístico appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Coreia do Norte faz disparo de míssil balístico
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Pancada: Arthur Lira rebate declarações de Felipe Neto após denúncia por injúria

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AP), se manifestou nesta sexta-feira (26) sobre as declarações do influenciador …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *