Página Inicial / Últimas / “CONFUSÃO DE VALORES”: cristãos reagem à cópia patriótica da Bíblia que Trump está vendendo; ENTENDA

“CONFUSÃO DE VALORES”: cristãos reagem à cópia patriótica da Bíblia que Trump está vendendo; ENTENDA

O ex-presidente Donald Trump está oficialmente vendendo uma cópia patriótica da Bíblia cristã com o tema da famosa canção de Lee Greenwood, “God Bless The USA”.

Em uma postagem nas redes sociais na terça-feira (26), durante o período mais solene do calendário cristão, que marca o sofrimento e a morte de Jesus, Trump desejou a todos uma “Feliz Semana Santa!” e encorajou os seguidores a adquirirem uma cópia da Bíblia “God Bless The USA”.

A Bíblia, que custa US$ 59,99, foi publicada pela primeira vez em 2021. Sua capa apresenta a bandeira americana e as palavras “Deus abençoe os EUA”. No interior, além das palavras “Deus abençoe os EUA”, encontramos o texto da Declaração de Independência, o Juramento de Fidelidade e outros documentos históricos americanos. O material promocional da Bíblia também destaca a presença do ex-presidente ao lado do cantor country Lee Greenwood.

As reações ao anúncio de Trump nas redes sociais foram variadas, com algumas pessoas chamando o endosso de “sacrilégio”, “heresia” e “ofensiva limítrofe”. Citando lições diretamente da Bíblia, muitos argumentam que tirar vantagem da fé das pessoas por dinheiro deve ser condenado.

O Rev. Benjamin Cremer, no antigo Twitter, expressou sua opinião: “É um cristianismo falido que permite que um demagogo coopte nossa fé e até mesmo nossas sagradas escrituras em prol de sua própria busca de poder, em vez de insistir que não permitamos que nossa fé e nossas escrituras sagradas se tornem porta-vozes de um império”.

No entanto, a crítica não termina com o fato de o endosso de Trump ser ou não cristão. Na verdade, é apenas o começo.

O historiador e autor Jemar Tisby diz que todo o projeto ecoa os valores do nacionalismo cristão – a ideia de que a América foi fundada como uma nação cristã e que o governo deveria trabalhar para sancionar o cristianismo em escala nacional. Os princípios do nacionalismo cristão estão historicamente ligados ao preconceito, ao nativismo e à supremacia branca.

“Há uma longa tradição sobre o que está incluído e o que não está incluído na Bíblia”, disse Tisby à CNN.

“O que causou indignação com esta Bíblia é que ela inclui a Declaração de Independência, a Constituição dos EUA e até mesmo a letra de uma canção de Lee Greenwood. Portanto, estamos acrescentando à Bíblia e acrescentando documentos políticos específicos à Bíblia que apagam completamente a separação entre Igreja e Estado.”

Tisby, que obteve seu mestrado em Divindade pelo Reformed Theological Seminary em Jackson, Mississippi, abordou os perigos do nacionalismo cristão, tanto para o país quanto para a fé cristã.

Ele destacou que o problema reside na fusão de devoção a Deus com amor à nação. Embora essa combinação possa parecer inofensiva ou até benéfica, a situação se complica quando Trump, como porta-voz, promove uma mensagem específica sobre o tipo de cristianismo e patriotismo que ele endossa.

Guthrie Graves-Fitzsimmons, diretor de comunicações do Comitê Conjunto Baptista para a Liberdade Religiosa, expressou preocupação ao ver o endosso bíblico de Trump. Para ele, o político está explorando medos enraizados no racismo e preconceito para promover uma ideologia cristã particular.

A frase “Faça a América Orar Novamente” ecoa promessas nacionalistas cristãs, sugerindo que o cristianismo será restaurado no país. Graves-Fitzsimmons alerta que, se o autoritarismo prevalecer nos Estados Unidos, provavelmente será feito em nome do Cristianismo, o que é alarmante.

O diretor, que também trabalha com o grupo Cristãos Contra o Nacionalismo Cristão, enfatiza a diversidade dentro do cristianismo americano. A noção equivocada de que a maioria dos cristãos apoia restrições anti-aborto e é anti-LGBTQ não reflete a realidade. Na verdade, muitos cristãos estão preocupados com os efeitos negativos do nacionalismo cristão no país.

O post “CONFUSÃO DE VALORES”: cristãos reagem à cópia patriótica da Bíblia que Trump está vendendo; ENTENDA apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:“CONFUSÃO DE VALORES”: cristãos reagem à cópia patriótica da Bíblia que Trump está vendendo; ENTENDA
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

13 ministros de Lula desrespeitam prazo determinado em lei

Dos 39 ministros que compõem o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *