Página Inicial / Brasil / Geddel Vieira volta para a prisão após PF detectar impressões digitais nos 51 milhões apreendido

Geddel Vieira volta para a prisão após PF detectar impressões digitais nos 51 milhões apreendido

A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (8/9) mandado de prisão preventiva contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB).

Geddel terá que explicar as autoridades qual é a origem do dinheiro encontrado no apartamento emprestado por seu “amigo”, o qual estava recheado com suas digitais.

 

O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF), após malas recheadas com R$ 51 milhões, que seriam de sua propriedade, terem sido encontradas em um apartamento de um amigo dele em Salvador (BA). A detenção ocorreu na capital baiana, por volta das 7h.

Geddel está em regime de prisão domiciliar. Ele é investigado por supostamente embaraçar as investigações da Operação Cui Bono. Ele mora em um apartamento a cerca de um quilômetro do local onde a PF pegou os R$ 51 milhões.

A apreensão feita pela Polícia Federal foi a maior já realizada em dinheiro vivo na história do Brasil.

 

Segundo a PF e o MPF, a prisão de Geddel faz parte de uma nova fase da Cui Bono. Também foi expedido mandado de prisão contra Gustavo Ferraz, diretor da Defesa Civil de Salvador e ligado ao ex-ministro, e outros três de busca e apreensão, sendo um deles na casa da mãe de Geddel.

As ações foram autorizadas pelo juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara em Brasília. O objetivo é evitar a destruição de provas. Geddel e Ferraz estão sendo trazidos para Brasília.

Digitais em “bunker”

A PF achou impressões digitais do ex-ministro e de Gustavo Ferraz no apartamento onde foi encontrado o dinheiro. A fortuna atribuída a Geddel foi a maior apreensão em dinheiro vivo da história no país.

O dinheiro foi encontrado na terça (5) durante buscas ordenadas pelo juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, no âmbito da Operação Cui Bono, investigação sobre desvios milionários na Caixa Econômica – instituição da qual Geddel foi vice-presidente no governo Dilma.

Geddel declarou ao proprietário do apartamento que precisava do imóvel apenas para guardar pertences de seu pai falecido em 2016

 

A PF levou cerca de 12 horas para fazer a contagem da dinheirama. Uma empresa transportadora de valores cedeu oito máquinas e onze funcionários para a conferência.

Nesta quarta, 6, o delegado Daniel Justo Madruga, superintendente regional da PF na Bahia, disse que os agentes ficaram ‘surpresos’ com tanto dinheiro no apartamento da Graça.

O imóvel foi cedido a Geddel pelo empresário Silvio Silveira. Intimado pela PF, Silveira declarou que ‘não sabia’ que o imóvel era usado para ocultar a fortuna. Ele contou que o ex-ministro pediu o apartamento ’emprestado’ para guardar bens do pai (falecido em janeiro de 2016).

A intenção das investigações é avançar na apuração sobre os desvios de recursos em vice-presidências da Caixa Econômica Federal entre 2011 e 2013.

Os investigadores suspeitam que o dinheiro encontrado no “bunker” de Geddel esteja relacionado à propina recebida pelo peemedebista para liberar financiamentos e empréstimos da Caixa a grandes empresas.

Fonte: metropoles.com

 

REPÓRTER CIDADÃO

REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores da GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonia.com.br ou pelo Whatsapp da redação: (69) 98402 – 1636.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

 

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e whatsapp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado iniciam visita oficial de cinco dias em Israel

foto: divulgação Os governadores Tarcísio de Freitas, de São Paulo, e Ronaldo Caiado, de Goiás, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *