Página Inicial / Brasil / Medida provisória libera estoques de milho da Conab para criadores de aves e suínos

Medida provisória libera estoques de milho da Conab para criadores de aves e suínos

Após 10 dias de paralisação, seguem os registros de perdas de animais decorrentes do impedimento do transporte de insumos

O governo federal autorizou, por meio da Medida Provisória 835/2018, o uso imediato dos estoques de milho em grão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para alimentação de animais. O acesso do milho será liberado aos criadores de aves e suínos e às indústrias de processamento de ração animal de todo o país, pelo período de 30 dias. A medida foi adotada em caráter emergencial. O setor foi bastante afetado pela greve dos caminhoneiros e vários animais já morreram por falta de ração.

O milho será ofertado pelo Programa de Vendas em Balcão (Provb). “O acesso será efetuado diretamente nas unidades armazenadoras da Conab ao preço praticado pelo Provb”, cita o texto. “As vendas em balcão serão realizadas na modalidade à vista e a compra ficará limitada, por pessoa física ou jurídica, a quinhentas toneladas diárias”, completa a MP, publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), quase 70 milhões de aves foram mortas desde o início da greve até esta terça-feira (29/5).

Na manhã desta quarta-feira (30/5), a associação alerta, em nota, ainda haver bloqueios impedindo a circulação de animais vivos, rações e produtos frigorificados pelo país. Após dez dias de paralisação, seguem os registros de mortes de aves decorrentes do impedimento do transporte de insumos, ressalta.

Segundo a ABPA, há grupos de manifestantes nas estradas cada vez mais agressivos. A entidade cita como exemplo a queima de dois caminhões de ração na BR-101, perto da entrada do município de Muritiba, na Bahia.

“A inconsequência dos atos nos piquetes terá impacto direto no poder de compra do consumidor. Com menor oferta de produtos, mas com a mesma carga tributária, mesmo custo operacional e possível alta nos insumos para a produção industrial, ficará mais caro produzir. Estima-se que os custos para a recuperação da normalidade do processo deverão ser 30% acima do anteriormente praticado”, avisa a ABPA.

De acordo com associação, as 167 unidades frigoríficas que informaram paralisação seguiram inoperantes até esta terça (29) e parte delas deverá retomar gradativamente a produção a partir de hoje. “Com as exportações suspensas, cerca de 135 mil toneladas de carne de aves e de suínos deixaram de ser embarcadas desde o início da greve”, informa a entidade.

Fonte: metropoles

O post Medida provisória libera estoques de milho da Conab para criadores de aves e suínos apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Medida provisória libera estoques de milho da Conab para criadores de aves e suínos
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Às vésperas da eleição, Maia quer criar subsídio para gás de cozinha

Intenção é aprovar proposta junto com o projeto da cessão onerosa, que pode render até …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *