Página Inicial / Últimas / Bancos afirmam, em CPI, que inadimplência é a causa dos juros altos dos cartões de crédito

Bancos afirmam, em CPI, que inadimplência é a causa dos juros altos dos cartões de crédito

Cinquenta e dois milhões de brasileiros usam cartões de crédito.

A CPI que investiga por que os juros do serviço são tão altos ouviu representantes dos maiores bancos do Brasil. Participantes do debate afirmaram que a inadimplência é uma das principais causas, uma vez que onera muito os bancos. Eles disseram ainda que a nova regulação de pagamento das faturas tem diminuído os juros.

Senadores integrantes da CPI criticaram a concentração bancária, o elevado spread e a falta de opções para os clientes de baixo risco.

A CPI dos Cartões de Crédito ouviu em audiência pública na última quarta-feira (30) representantes de bancos públicos e privados sobre as taxas de juros cobradas em operações com cartões. A ideia era entender o mercado pela ótica dos emissores de crédito. Segundo o diretor executivo de cartões e meios de pagamento da Caixa Econômica Federal, Márcio Vieira Recalde, as taxas estão menores desde que os bancos adotaram o novo modelo de crédito rotativo e parcelado.

O presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Murilo Portugal, explicou que os juros são compostos por diferentes itens e, por isso, não podem ser reduzidos somente com base na taxa Selic. “Se a taxa Selic fosse o único componente da taxa final de juros, era razoável esperar essa proporcionalidade, mas ela afeta apenas um dos dois componentes finais de juros, que é a taxa de captação dos bancos”.

O relator da CPI, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) considerou que as taxas cobradas pelos bancos são abusivas. “O que nos chama a atenção é que a concentração bancária que se verifica no Brasil não é diferente do nível de concentração bancária que ocorre em outros países do mundo. O que não dá para entender é que o Brasil produza práticas de cobranças e spreads bancários e de taxas de juros que alcançam taxas de até 1000% ao ano”.

A CPI dos Cartões de Crédito deve fazer mais uma audiência pública antes de apresentar o relatório final.

 

Agência Senado

O post Bancos afirmam, em CPI, que inadimplência é a causa dos juros altos dos cartões de crédito apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Bancos afirmam, em CPI, que inadimplência é a causa dos juros altos dos cartões de crédito
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Pancada: Arthur Lira rebate declarações de Felipe Neto após denúncia por injúria

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AP), se manifestou nesta sexta-feira (26) sobre as declarações do influenciador …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *