Página Inicial / Últimas / Partido surgido das Farc pede desculpas por massacre ocorrido há 20 anos 

Partido surgido das Farc pede desculpas por massacre ocorrido há 20 anos 

O partido Comunes, que surgiu da desmobilização das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), pediu desculpas nesta segunda-feira (2) pelo massacre cometido pela guerrilha há 20 anos em Bojayá, município do departamento de Chocó, um dos mais sangrentos do conflito.

“Queremos pedir desculpas a Bojayá e a toda a Colômbia pelos eventos ocorridos há 20 anos”, escreveu o Comunes em uma mensagem em suas redes sociais, onde reconheceram sua “responsabilidade” por essa “ação desproporcional” que “nunca deveria ter acontecido”.

O massacre ocorreu em 2 de maio de 2002, quando uma bomba lançada pelos guerrilheiros durante um combate contra paramilitares caiu sobre a igreja de Bojayá, onde boa parte de seus habitantes havia se refugiado.

O número total de mortos nunca foi conhecido, mas os números variam entre 79 e 119, além de dezenas de feridos.

“A guerra significou uma espiral de dor, devemos terminá-la com perdão, reparação e não repetição. Faremos todos os esforços para que a dor se cure e este país saiba que a violência vai acabar”, acrescentou o partido político, que já havia pedido desculpas por este massacre em várias ocasiões e eventos públicos.

“(O conflito armado) significou a destruição de muitas vidas e uma espiral de violência que o degradou a níveis inimagináveis. Neste conflito, as FARC-EP têm uma enorme responsabilidade pelo ocorrido”, reconheceram os ex-combatentes.

The post Partido surgido das Farc pede desculpas por massacre ocorrido há 20 anos  appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Partido surgido das Farc pede desculpas por massacre ocorrido há 20 anos 
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Haroldo Azevedo desiste da candidatura ao governo do RN, diz blog

O empresário Haroldo Azevedo desistiu de ser candidato ao governo do estado, segundo o blog …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *