Página Inicial / Últimas / Lula volta a repetir que a Ucrânia tem culpa pela guerra com a Rússia

Lula volta a repetir que a Ucrânia tem culpa pela guerra com a Rússia

foto: Reprodução

Presidente da República fez a declaração a jornalistas em Abu Dhabi, pouco antes de embarcar de volta ao Brasil; antes, o petista repetiu a mesma opinião em Pequim

Em mais uma declaração sobre a Guerra da Ucrânia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a repetir, neste sábado (16) que responsabilidade do conflito é tanto dos ucranianos quanto dos russos. Além disso, voltou a acusar os Estados Unidos e a Europa de prolongarem a guerra com o fornecimento de armas.  

O petista tem defendido a criação de uma espécie de G-20 para encontrar uma saída para a paz entre Moscou e Kiev. O grupo seria formado por nações que não estão envolvidas diretamente no conflito. O Brasil tem se recusado a fornecer armas para os ucranianos, a exemplo do que fazem os europeus e os Estados Unidos. 

“A construção da guerra foi mais fácil do que será a saída da guerra, porque a decisão da guerra foi tomada por dois países. E agora o que estamos tentando construir é um grupo de países que não tem envolvimento com a guerra, que não quer a guerra, que desejam construir paz no mundo, para conversarmos tanto com a Rússia quanto com a Ucrânia, declarou Lula antes de encerrar sua viagem a Abu Dhabi. Antes de passar pelos Emirados Árabes, o mandatário fez viagem que teve como destino principal a China. Em Pequim, ele fez a mesma declaração sobre a Guerra entre Rússia e Ucrânia. No encontro com Xi Jiping, porém, ele não deixou claro se convidou o líder chinês para fazer parte do “grupo de paz”. 

Em janeiro, durante visita do chanceler alemão Olaf Scholz ao Brasil, Lula chegou a dizer que a Rússia estava errada em invadir o país vizinho, mas também sinalizou para culpa na própria Ucrânia. “Continuo achando que quando um não quer, dois não brigam”, afirmou. Em maio de 2022, ele também declarou que o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski seria “tão culpado quanto o (Vladimir) Putin”, presidente russo, pelo conflito. 

O início da guerra, no entanto, se deu quando bombas russas foram lançadas contra alvos militares em Kiev, Kharkiv e outras cidades no centro e no leste da Ucrânia, nas primeiras horas de 24 de fevereiro de 2022. O presidente Vladimir Putin havia autorizado uma operação militar na região, segundo o ministério da Defesa da Rússia. 

(com informações de agências e do Estado de S. Paulo)

The post Lula volta a repetir que a Ucrânia tem culpa pela guerra com a Rússia appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Lula volta a repetir que a Ucrânia tem culpa pela guerra com a Rússia
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Alckmin abre Agrishow sem público para evitar passar vergonha por causa de Bolsonaro; Entenda

Na cerimônia de abertura da Agrishow deste ano, que foi um evento exclusivo para a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *