Página Inicial / Últimas / PGR pede ao STF que proíba apreensão de menores nas praias do Rio

PGR pede ao STF que proíba apreensão de menores nas praias do Rio

foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (5), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, protocolou junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para restabelecer a proibição da apreensão de menores, exceto em casos de flagrante, nas praias do Rio de Janeiro.

A iniciativa do PGR busca a suspensão imediata da decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que revogou a proibição de apreensão de menores durante a Operação Verão, intensificação do patrulhamento nas praias cariocas.

Gonet argumenta que a decisão do TJRJ, ao suspender integralmente a liminar concedida na ação civil pública, não resguardou o direito de crianças e adolescentes de não serem submetidos a apreensões fora das hipóteses legais.

O procurador destaca que o STF já firmou entendimento de que as apreensões de crianças e adolescentes não podem ser realizadas indiscriminadamente.

“A suspensão integral da decisão liminar está em descompasso com o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3.446/DF, no sentido de que a apreensão de menor fora das hipóteses legais fere sua liberdade de locomoção, existindo quadro normativo e constitucional suficiente que confere garantia, aos menores, contra a prisão arbitrária”, destaca Paulo Gonet.

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro compartilha do mesmo entendimento e também recorreu ao STF com um recurso visando o mesmo objetivo. Os Ministérios Públicos estadual e federal também endossaram o documento. A disputa jurídica em torno da apreensão de menores nas praias do Rio de Janeiro promete ganhar novos capítulos nos próximos desdobramentos.

O post PGR pede ao STF que proíba apreensão de menores nas praias do Rio apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:PGR pede ao STF que proíba apreensão de menores nas praias do Rio
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

13 ministros de Lula desrespeitam prazo determinado em lei

Dos 39 ministros que compõem o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *