Página Inicial / Últimas / MST fecha a BR 101 em vários pontos na Bahia

MST fecha a BR 101 em vários pontos na Bahia

foto: MST

Ação do movimento é em protesto ao assassinato da indígena Maria de Fátima Muniz de Andrade do povo Patoxó Hã-Hã-Hãe

Cerca de 500 militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) fecham diversos pontos da BR 101 no Sul da Bahia. O protesto ocorre, segundo o movimento, em solidariedade ao povo Pataxó Hã-Hã-Hãe.

Trechos da estrada localizados entre as cidades do extremo Sul como Teixeira de Freitas, Itamaraju e Itabela, no Sul e no Sudoeste da Bahia, estão totalmente fechados prejudicando usuários da rodovia.

Conflito entre indígenas e fazendeiro

No último domingo, 21, na Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, no sul da Bahia, uma indígena do povo Pataxó Hã Hã Hãe foi assassinada e outras pessoas ficaram feridas após disparos de arma de fogo.

O que

O conflito teve início entre os indígenas, que ocupavam a Fazenda Inhuma, no município de Potiraguá, e os fazendeiros que reivindicam a posse da área, conforme confirmado pelo Ministério dos Povos Indígenas.

A vítima fatal, identificada como Maria de Fátima Muniz, conhecida como Nega Pataxó, tinha 52 anos e era irmã do cacique Nailton Muniz, que também foi baleado e está internado em um hospital. Além deles, outros três indígenas foram feridos, incluindo uma mulher que teve o braço quebrado.

Segundo informações, cerca de 200 ruralistas da região se mobilizaram após receberem um chamado via WhatsApp para recuperar a posse da Fazenda Inhuma por meios próprios. O grupo se autodenomina Movimento Invasão Zero.

Ontem à tarde, dois fazendeiros foram presos em flagrante. Eles foram autuados por homicídio e tentativa de homicídio. Quatro armas de fogo foram apreendidas com eles.

O que diz o povo Pataxó

A comunidade Pataxó se manifestou através de um perfil no Instagram, relatando que dois carros foram incendiados pelos invasores. Vários indígenas foram baleados em diferentes partes do corpo.

Não iremos aceitar que continuem derramando o sangue de nossos parentes em nosso território“, declarou a comunidade.

O autor dos disparos que vitimou Nega Pataxó, assim como outro fazendeiro, foram detidos. Além disso, um indígena foi detido portando uma arma artesanal. Segundo a Polícia Militar, um fazendeiro também foi ferido por uma flecha no braço.

Na noite de ontem, o governador convocou uma reunião extraordinária para coordenar o trabalho das secretarias envolvidas nas investigações deste conflito.

O Antagonista

O post MST fecha a BR 101 em vários pontos na Bahia apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:MST fecha a BR 101 em vários pontos na Bahia
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Alckmin abre Agrishow sem público para evitar passar vergonha por causa de Bolsonaro; Entenda

Na cerimônia de abertura da Agrishow deste ano, que foi um evento exclusivo para a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *