Página Inicial / Últimas / Putin adverte presidente finlandês que abandonar a neutralidade e aderir à Otan é um erro

Putin adverte presidente finlandês que abandonar a neutralidade e aderir à Otan é um erro

Líderes conversaram ao telefone após a Finlândia oficializar a intenção de se juntar à aliança militar; para governo da Rússia, atitude é uma ameaça de segurança que demandará respostas

O presidente russo, Vladimir Putin, advertiu neste sábado o presidente finlandês, Sauli Niinisto, que abandonar a neutralidade e aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan, aliança militar liderada pelos EUA), medida que corresponderia a uma mudança de posição histórica, é um erro que pode prejudicar as relações entre os dois países.

Os líderes conversaram por telefone dois dias após a Finlândia oficializar a intenção de se juntar à aliança militar. O governo da Rússia descreveu a atitude como uma ameaça de segurança que demandará respostas.

Neste sábado, a Rússia suspendeu o fornecimento de eletricidade ao país um dia após a operadora RAO Nordic, subsidiária com sede em Helsinque do grupo estatal de eletricidade russo InterRAO, ter justificado o corte citando problemas com pagamentos. A Finlândia informou que a Rússia fornece apenas uma pequena porcentagem da eletricidade do país, que pode ser substituída por fontes alternativas.

A Rússia compartilha uma fronteira de 1.300 km com a Finlândia. Assim, se Helsinque realmente entrar na Otan, mais que dobrará a fronteira entre a organização ocidental e a Rússia, com os soldados da aliança a algumas horas de carro da periferia norte de São Petersburgo.

De acordo com o porta-voz de Niinisto, o presidente disse a Putin “que as demandas russas feitas no final de 2021 contra adesão dos países à Otan e a invasão da Ucrânia alteraram o ambiente de segurança da Finlândia”, afirmando, porém, que a Finlândia quer manter relações de “maneira correta e profissional” com Moscou.

Em resposta, Putin “reforçou que abandonar a política tradicional de neutralidade militar seria um erro, uma vez que não há ameaças à segurança da Finlândia. Tal mudança na política externa do país pode ter um impacto negativo nas relações russo-finlandesas”, afirmou o Kremlin.

A ligação foi descrita como uma “troca franca de pontos de vista”.

No dia do anúncio, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que os finlandeses serão “calorosamente recebidos” na aliança e prometeu um processo de adesão “suave e rápido”.

O governo da Suécia também indicou que uma adesão à Otan seria benéfica para o país. A decisão dos dois países nórdicos de abandonar a neutralidade militar que mantiveram durante a Guerra Fria constitui uma das maiores mudanças na segurança europeia em décadas.

No entanto, o governo russo afirmou que será forçado a “tomar medidas de retaliação, tanto de natureza militar-técnica quanto de outra natureza, a fim de impedir que surjam ameaças à sua segurança nacional”.

A candidatura de adesão da Finlândia deve ser oficializada neste domingo.

Antes do telefonema entre Putin e Niinisto, o vice-chanceler da Rússia, Alexander Grushko, afirmou que Moscou tomará medidas de precaução adequadas se a Otan destacar forças nucleares e infraestrutura perto da fronteita russa.

— Seria necessário responder… adotando medidas adequadas de precaução que garantiriam a viabilidade da dissuasão — disse Grushko citado pela Interfax.

The post Putin adverte presidente finlandês que abandonar a neutralidade e aderir à Otan é um erro appeared first on Terra Brasil Notícias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Putin adverte presidente finlandês que abandonar a neutralidade e aderir à Otan é um erro
FONTE: Terra Brasil

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Arthur Lira denuncia Felipe Neto por injúria

Foto: Reprodução/Câmara O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, acionou as autoridades da Casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *