Página Inicial / Brasil / Defesa de Lula tenta provar que sistema da Odebrecht foi adulterado

Defesa de Lula tenta provar que sistema da Odebrecht foi adulterado

Painel Político –

O juiz federal Sergio Moro ouviu, nesta sexta-feira, mais cinco testemunhas de acusação no processo em que o ex-presidente Lula é acusado de receber propina da Odebrecht e da OAS através de reformas e melhorias em um sítio utilizado por sua família em Atibaia, no interior de São Paulo. Todos os depoentes têm acordo de delação premiada firmado com a Lava Jato.

Funcionário do departamento de Operações Estruturadas da Odebrecht (o setor criado pela empresa para gerenciar o pagamento de propinas), Fernando Migliaccio afirmou ao juiz Sérigo Moro que fez repasses à publicitária Mônica Moura em espécie e em transferência para contas no exterior. Ele disse, no entanto, não poder afirmar que fez pagamentos diretos a responsáveis pelas obras no sítio, por desconhecer as pessoas a quem repassava dinheiro.

A defesa de Lula aproveitou o depoimento para questionar o delator sobre a possibilidade de adulteração do Sistemas Drousys e My Web Day, que registraram toda a movimentação financeira e a troca de informações internas na Odebrecht após a Operação Lava Jato. Migliaccio disse que foi lhe foi retirado o acesso dos sistemas no final de 2015, e admitiu que, depois que estourou a Operação, a empresa fez uma série de reuniões com o desenvolvedor do sistema, Paulo Sérgio da Rocha Soares, para receber orientações sobre a melhor forma de se proteger. Ele disse que foi de Soares a orientação para que os acessos fossem bloqueados e ressaltou que Soares ainda poderia acessar o sistema de qualquer computador. Questionado pelos advogados de Lula, ele admitiu que seria possível a inclusão de novos documentos no sistema a partir de acesso remoto.

À tarde, a defesa do ex-presidente repetiu a estratégia durante o depoimento do coordenador de Operações Estruturadas da empresa, Hilberto Mascarenhas Alves da Silva. No entanto, o executivo afirmou que não utilizava o Drousys.

Também foram ouvidos hoje os executivos Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, da Setal, Márcio Faria da Silva, da Odebrecht, Ricardo Pessoa, da UTC e o lobista Milton Pascowitch. Eles reafirmaram seu depoimento no processo anterior contra Lula, explicaram o funcionamento do cartel das empreiteiras e o pagamento das vantagens indevidas nos contratos com a Petrobras.

À tarde, também foram ouvidos dois funcionários da empresa Kitchens, que instalou a cozinha no sítio. Os vendedores Rodrigo Garcia da Silva e Elaine Vitoreli Abib, disseram que o contrato da cozinha foi firmado em nome de Fernando Bittar, o proprietário do sítio, mas que o pagamento e a negociação foram tratados com representantes da OAS, tendo ocorrido reuniões no escritório da empresa.

Fonte: Paranaportal

Defesa de Lula tenta provar que sistema da Odebrecht foi adulterado



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Defesa de Lula tenta provar que sistema da Odebrecht foi adulterado
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *