Página Inicial / Brasil / MPF denuncia ex-agentes da ditadura por desaparecimento de militante

MPF denuncia ex-agentes da ditadura por desaparecimento de militante

O Ministério Público relata testemunhos que comprovariam o crime

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta terça (27) três ex-agentes da repressão pelo desaparecimento do militante político Aylton Adalberto Mortati em 1971.

O policial Walter Lang, o delegado Cyrino Francisco de Paula Filho e o investigador Dirceu Gravina são acusados pelo sequestro da vítima. O crime é considerado permanente -ou seja, a sua ocorrência se perpetua no tempo, uma vez que a vítima nunca mais foi vista e seu corpo nunca foi encontrado.

Os acusados estavam a serviço do Departamento de Operações de Informações (DOI) do 2º Exército, na capital paulista, um dos principais centros de perseguição política e tortura durante a ditadura militar.

Aylton Mortati era uma das lideranças do Movimento de Libertação Popular (Molipo), grupo dissidente da Aliança Libertadora Nacional (ALN). Segundo a denúncia do MPF, ele era um dos alvos da chamada Operação Ilha, cuja missão era eliminar militantes recém-chegados de treinamentos em Cuba.

A denúncia afirma que Lang e Paula Filho vigiaram a rotina do militante durante um mês, até que o abordaram no dia 4 novembro de 1971 perto de sua casa, na Vila Prudente, zona leste de São Paulo. O ativista foi levado ao DOI, onde a equipe chefiada por Gravina o submeteu a sessões de tortura. Nunca mais foi visto.

“Apesar das evidências e das declarações contundentes das testemunhas mencionadas, os militares nunca assumiram o sequestro, tortura e desaparecimento de Aylton. Mantiveram até o fim a versão de que se encontrava ‘foragido’, inclusive falsificando documentos com tal finalidade, com o intuito de disseminar informações falsas”, diz a denúncia.

O Ministério Público relata testemunhos que comprovariam o crime.

Um ex-preso político relatou à Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro que soube da prisão de Mortati por seus próprios torturadores, que diziam que ele fora morto após agressões físicas.

Um outro preso afirmou que foi torturado por pessoas que se gabavam de haver matado Mortati. Além da condenação dos acusados, o Ministério Público quer que a Justiça considere circunstâncias agravantes no momento de julgá-los, entre elas abuso de autoridade e a manutenção clandestina da vítima em prédio público federal. Com informações da Folhapress.

Fonte: noticiasaominuto

O post MPF denuncia ex-agentes da ditadura por desaparecimento de militante apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:MPF denuncia ex-agentes da ditadura por desaparecimento de militante
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *