Página Inicial / Brasil / Juiz do DF autoriza 42 depoimentos em ação penal contra o “quadrilhão do MDB”

Juiz do DF autoriza 42 depoimentos em ação penal contra o “quadrilhão do MDB”

Lista de testemunhas foi formulada pelo MPF e inclui Palocci, Delcídio e Marcelo Odebrecht; ação têm como réus Cunha, Geddel e amigos de Temer

O juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal em Brasília, autorizou a tomada dos depoimentos de 42 testemunhas no âmbito da ação penal que investiga o chamado ‘quadrilhão do MDB’ na primeira instância da Justiça. Esse processo tem como réus os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, o ex-ministro Geddel Vieira Lima e Altair Alves Pinto, que é homem de confiança de Cunha. Também respondem por crime de organização criminosa três pessoas ligadas ao presidente Michel Temer: seus ex-assessores José Yunes e Rodrigo Rocha Loures, e o ex-coronel da Polícia Militar João Baptista Lima Filho, o coronel Lima.

As audiências foram pedidas pelo Ministério Público Federal (MPF) como parte da acusação contra os integrantes do quadrilhão do MDB . A lista de depoentes inclui o ex-ministro Antonio Palocci, o ex-senador Delcídio do Amaral, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, e empreiteiros como Marcelo Odebrecht e Ricardo Pessoa, da UTC Engenharia. Destes, apenas Palocci não possui acordo de delação premiada.

O MPF afirma que o núcleo político do ‘quadrilhão’ constituiu uma organização criminosa para o “cometimento de vários delitos contra a administração pública” e a arrecadação de propina por meio de órgãos públicos como a Petrobras e a Caixa Econômica Federal. A denúncia foi aceita no início deste mês e é baseada em depoimentos, interceptações telefônicas e gravações feitas em ações controladas pela Polícia Federal.

Amigos de Temer
A procuradoria destacou que, no caso de José Yunes, amigo pessoal do presidente Temer, “todos os elementos apontam” para sua atuação no recebimento de propina dissimulada em forma de doações ao MDB “ou mesmo via caixa dois, para posterior distribuição aos demais membros da organização criminosa”.

Já em relação ao coronel Lima, o MPF cita delações de executivos da JBS e do lobista Lúcio Funaro indicando que o ex-militar “faz a gestão do recebimento de recursos e doações de campanha para Michel Temer há décadas”.

O MPF chegou a pedir a prisão preventiva de Yunes e do coronel Lima alegando que existe “risco concreto e imediato” de que os dois continuassem a coletar propina. O pleito, no entanto, foi rejeitado pelo juiz de Brasília. O magistrado disse não enxergar “quaisquer das hipóteses que ensejam a custódia preventiva” dos denunciados por organização criminosa no esquema do quadrilhão do MDB .

Fonte: ig

O post Juiz do DF autoriza 42 depoimentos em ação penal contra o “quadrilhão do MDB” apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Juiz do DF autoriza 42 depoimentos em ação penal contra o “quadrilhão do MDB”
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *