Página Inicial / Brasil / Apresentação de peça de educação sexual em escola do DF gera polêmica

Apresentação de peça de educação sexual em escola do DF gera polêmica

Internautas criticam o uso de um pênis inflável gigante em uma das cenas da peça, apresentada para alunos do 8º e 9º ano de escola em Planaltina. Grupo teatral diz que intenção é informar sobre importância do uso da caminha de forma bem-humorada

A apresentação da peça O auto da camisinha, da Cia de Teatro Hierofante, em uma escola de Planaltina, provocou críticas nas redes sociais depois de uma internauta postar um vídeo no qual questiona a adequação do espetáculo para o público escolar.

Com a repercussão, o Centro de Ensino Fundamental 3 (CEF 3) da região administrativa disse lamentar o ocorrido, enquanto o grupo teatral afirma que a peça já foi apresentada mais de 640 vezes em vários estados e no exterior, sempre com o objetivo de promover a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis entre adolescentes.

No vídeo, que no fim da tarde desta quinta-feira (10/5) contava com 346 mil visualizações, a internauta critica uma cena da peça, em que um dos atores, vestido de palhaço, traz um pênis inflável gigante amarrado à cintura. “Isso aqui é coisa de estar na escola? Isso é inadmissível”, opina a autora da postagem, que critica ainda a letra de uma das canções do espetáculo, que traria o verso “Pega pega a minha rola”. Nos mais de mil comentários, a maioria das pessoas concorda com a mulher.

Procurada pelo Correio, a direção do CEF 03 de Planaltina disse lamentar o ocorrido. “Manifestamos nosso compromisso com a comunidade escolar no sentido de buscar dirimir quaisquer situações constrangedoras”, afirmou a escola, por meio de nota.

Segundo a instituição, a apresentação foi acertada em parceria com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Cultura do DF. “O tema faz parte do currículo oficial da Secretaria de Educação. A parceria primava pela informação de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis no contexto educacional”, prosseguiu o colégio. “Em nenhum momento o material entregue pela companhia teatral explicitava cenas com teor pornográfico. A escola não teve acesso prévio às imagens, figurinos e trilha sonora utilizadas na apresentação. Ao receber a apresentação, objetivou-se o viés pedagógico do tema, tão importante para os alunos nessa faixa etária”, concluiu.

Linguagem de cordel
O diretor da Cia. Hierofante, Anderson Floriano, diz que a peça existe há 20 anos e que busca incentivar, de forma bem-humorada, o uso do preservativo. “Fizemos mais de 640 apresentações, em sete estados do Brasil e também no exterior. A nossa missão é informar, de uma maneira simples e direta, sobre o uso do preservativo. A peça não tem caráter erótico, e sim, educativo. Queremos que as pessoas, sobretudo os jovens, compreendam a importância do sexo seguro por meio da camisinha”, comentou ao Correio.

Segundo Floriano, a peça foi montada com muito cuidado. “Não pretendemos ser ofensivos, para não provocar mal-estar em quem está assistindo. Fazemos um espetáculo em linguagem de cordel, e abordamos o tema de forma lúdica, para que as pessoas possam descontrair. Por isso, utilizamos o pênis inflável gigante. Para quebrar a resistência das pessoas, e deixar divertido o ensino do uso da camisinha”, ponderou.

A Secretaria de Educação (SEEDF) se pronunciou afirmando que “a intenção pedagógica da direção era enfatizar a importância do uso do preservativo para alunos de 8º e 9º ano do Centro de Ensino Fundamental 3 de Planaltina, em especial por se tratar de uma região com vulnerabilidade social”. No entanto, a SEEDF afirmou que a peça não foi submetida à análise da pasta e classificou como um erro a ação do CEF 3 de permitir, sem avaliação prévia de conteúdo, a apresentação.

Fonte: correiobraziliense

O post Apresentação de peça de educação sexual em escola do DF gera polêmica apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Apresentação de peça de educação sexual em escola do DF gera polêmica
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *