Web Statistics
Paraguai diz que abertura ao mundo o salvou das crises de Brasil e Argentina | Gazeta de Rondônia
Página Inicial / Brasil / Paraguai diz que abertura ao mundo o salvou das crises de Brasil e Argentina

Paraguai diz que abertura ao mundo o salvou das crises de Brasil e Argentina

A ministra da Fazenda do Paraguai, Lea Giménez, afirmou nesta segunda-feira que com a crescente abertura ao exterior e a diversificação das relações comerciais o país conseguiu escapar das crises como as sofridas pelos dois principais parceiros, Brasil e Argentina. “Encontramos mercados alternativos que serviram como um amortecedor”, destacou a ministra em entrevista à Agência Efe em Paris, onde participa da décima edição do Fórum Econômico Internacional sobre a América Latina e o Caribe.

Giménez disse que “o Paraguai nos últimos cinco anos soube se desajustar da Argentina e do Brasil” para evitar sofrer as crises que afetam os dois vizinhos. Perguntada se o Paraguai está sendo afetado pela fuga de capitais da Argentina que transtornou o mercado de divisas após a alta das taxas de juros pelo Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos), ela afirmou que não há “um incômodo particular” e que não se vê um refluxo dos investimentos.

De acordo com a ministra, frente aos “desafios estruturais” no Brasil pelo sistema tributário e institucional e de custos administrativos para as empresas, o Paraguai oferece um dispositivo tributário mais simples e facilidades para a criação de empresas.

Daí o desenvolvimento de maquiladoras em território paraguaio, cuja produção é destinada ao mercado brasileiro. Nas palavras de Giménez, “o pilar econômico fundamental do Paraguai é a sua estabilidade”.

A titular da Fazenda lembrou que no mês passado o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou em alta as previsões de crescimento do Paraguai para este ano, de modo que se espera um aumento de 4,5% do produto interno bruto.

A ministra se mostrou confiante que União Europeia e Mercosul estão “às portas de um acordo” de livre-comércio, levando em conta os últimos compromissos, em particular sobre a carne.

O post Paraguai diz que abertura ao mundo o salvou das crises de Brasil e Argentina apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Paraguai diz que abertura ao mundo o salvou das crises de Brasil e Argentina
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *