Página Inicial / Últimas / Conselho Farmacêutico autua mais de 40 estabelecimentos em Porto Velho

Conselho Farmacêutico autua mais de 40 estabelecimentos em Porto Velho

Em cumprimento às Resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF) nº 648/2017 e nº 44/2009, o Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO) vem intensificando as fiscalizações nos estabelecimentos farmacêuticos aplicando primeiramente a Ficha de Fiscalização do Exercício das Atividades Farmacêuticas (FFEAF), que resultou na autuação de várias firmas em todo o Estado. De acordo com o Setor de Fiscalização, de 1º de maio a 28 de junho deste ano foram inspecionadas 331 farmácias em Porto Velho e pelo menos 47 apresentaram irregularidades que culminaram com autos de infração aplicados pelos farmacêuticos fiscais.

“Em algumas farmácias realizamos apenas fiscalização de rotina e em outras aplicamos a FFEAF”, disse o supervisor do Setor de Fiscalização do CRF-RO, Rodrigo Nunes, explicando que a ficha é uma nova modalidade de fiscalização com dados mais precisos sobre a atuação do responsável técnico, no caso o farmacêutico. “Antes observávamos apenas se havia farmacêutico durante o funcionamento das farmácias, que são estabelecimentos de saúde. Agora, além da presença do profissional, é verificada a qualidade da assistência farmacêutica prestada à população, assim como se está sendo cumprido o que é inerente ao cargo que o farmacêutico ocupa na empresa”, reforçou Rodrigo Nunes.

Em cumprimento a 23 termos de visita nos distritos da capital: Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã, União Bandeirantes e Jaci-Paraná, nos dias 21 e 22 e 25 e 26 de junho, a fiscalização autuou uma empresa em Jaci-Paraná e aplicou a FEAF nas demais.

Em todo o Estado, no acumulado de janeiro a junho de 2018, o Setor de Fiscalização do CRF-RO inspecionou 1.898 estabelecimentos, 736 deles na capital, resultando em 162 autos de infração.

Paralelamente às fiscalizações, os fiscais e a Diretoria do CRF-RO têm promovido reuniões para orientações técnicas voltadas aos farmacêuticos, proprietários de estabelecimentos farmacêuticos, entre outros setores da saúde, como a Vigilância Sanitária. Nessa quinta-feira (28), o farmacêutico fiscal, Thiago Fernandes, promoveu palestra para 24 farmacêuticos e representantes da Vigilância Sanitária de Alta Floresta do Oeste; e com 12 farmacêuticos de Alto Alegre do Parecis.

Para o presidente do CRF-RO, João Dias Junior, a ficha de verificação é um dos maiores avanços da assistência farmacêutica, porque faz o farmacêutico atentar para a responsabilidade da atividade que exerce, pois no caso de infração ele responde juntamente com o proprietário.

“Estamos tendo diagnóstico maravilhoso com a ficha. Mudamos a cultura da presença e partimos para a qualificação, para que o profissional saiba por que está naquele cargo. Muitas irregularidades são encontradas. Claro que há resistência. Mas com muita argumentação estamos conseguindo com que os farmacêuticos absorvam e entendam que estão no estabelecimento, não porque a lei determina sua presença, mas porque há uma razão, que é garantir qualidade na assistência farmacêutica”, argumentou João Dias.

O post Conselho Farmacêutico autua mais de 40 estabelecimentos em Porto Velho apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Conselho Farmacêutico autua mais de 40 estabelecimentos em Porto Velho
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Arthur Lira denuncia Felipe Neto por injúria

Foto: Reprodução/Câmara O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, acionou as autoridades da Casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *