Página Inicial / Brasil / Reino Unido debate novo plebiscito sobre saída da União Europeia

Reino Unido debate novo plebiscito sobre saída da União Europeia

Painel Político – Notícias no Whatsapp sobre política, economia, artigos, jurídico, cultura e viagens.

Desde que assumiu o cargo de primeira-ministra do Reino Unido em julho de 2016, Theresa May tem insistido em que o “brexit” -a saída britânica da União Europeia- é irreversível.

Ela vem sendo contrariada, no entanto, pelo debate público. A ideia de repetir o plebiscito sobre o divórcio circula cada vez mais frequentemente no país. Ainda é improvável, mas não impossível.

A consulta original em junho de 2016 foi vencida pelo sim com quase 52% dos votos. Uma pesquisa do jornal britânico “Guardian” aponta agora que, caso fosse repetido, o plebiscito teria o resultado oposto: venceria o não com 51%.

A mesma sondagem, conduzida pela empresa ICM, mostra que 58% dos entrevistados querem votar nos termos do “brexit” quando as negociações tiverem sido encerradas -essa fatia da população faz questão de decidir, por exemplo, que acordos comerciais serão mantidos entre Reino Unido e União Europeia. Já os 42% restantes preferem não participar de nenhum outro plebiscito.

A pesquisa ICM reproduzida pelo “Guardian” em 26 de janeiro foi realizada a partir de 5.075 entrevistas feitas de 10 a 19 de janeiro deste ano. A empresa não divulgou a margem de erro.

A perspectiva de votar outra vez foi surpreendentemente levantada mesmo por aqueles que defendem a saída britânica. O nacionalista Nigel Farage, um dos líderes da campanha do brexit, disse que repetir o plebiscito finalmente encerraria as dúvidas.

Depois de líderes da União Europeia terem repetido que aceitariam a mudança de opinião, revertendo o processo do “brexit” se necessário, Farage voltou atrás em sua proposta de repetir a consulta. Mas, no meio-tempo, a questão já havia sido discutida pela imprensa local, levantando os prós e contras de votar outra vez.

NEGOCIAÇÕES

O debate público coincide com uma campanha desastrosa nas tratativas com o bloco europeu. A primeira-ministra May amargou uma série de derrotas à mesa de negociação, incluindo ter de se comprometer formalmente a não reerguer controles de fronteira entre a Irlanda do Norte (território britânico) e a Irlanda (um país-membro da União Europeia).

Outro dissabor para o governo britânico foi a decisão europeia, tomada nesta semana, de oferecer um período de transição após o brexit com termos tidos como inaceitáveis pelo Reino Unido: o país continuaria sujeito às leis europeias até o fim de 2020, mas perderia seu direito ao voto dentro do bloco.

Um líder conservador disse que tal oferta transformaria o Reino Unido em um “Estado vassalo” da União Europeia.

Agravando a situação, e atiçando a opinião pública, foi vazado na terça-feira (30) um documento interno do governo britânico sugerindo que deixar a União Europeia terá um impacto negativo à economia em todos os cenários previstos -se o “brexit” acontecer sem nenhum acordo com o bloco europeu, a renda britânica pode ser reduzida em até 8%, diz o relatório.

O ministro do “brexit”, David Davis, tinha anteriormente dito ao Parlamento que seu gabinete não tinha nenhum estudo sobre o impacto econômico da separação. A oposição respondeu nesta semana dizendo que o papel existia, mas era negativo demais, e criticou o governo por escondê-lo.

“Não surpreende que o governo tenha repetidas vezes se negado a publicar qualquer análise séria sobre o ‘brexit’, pois seu próprio estudo de impacto mostra o que é óbvio há muito tempo: que seu plano desajeitado para abandonar o mercado único e a união alfandegária nos deixa em uma situação muito pior do que antes”, disse o parlamentar trabalhista Chris Leslie.

Segundo a pesquisa divulgada pelo Guardian, 43% dos britânicos acreditam que o “brexit” terá um efeito negativo à economia, contra os 32% que esperam um impacto positivo.

PROCEDIMENTO

Não há nenhum marco legal para estipular se o Reino Unido pode repetir o plebiscito, e tampouco se sabe como seria a reversão do “brexit”. Toda essa experiência é inédita -nunca antes um país deixou a União Europeia, e as negociações têm sido descritas como as mais complexas desde o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945. A ausência de regras claras dá esperança aos remainers (aqueles que querem permanecer na União Europeia) de que podem de fato vencer.

A convocação de outro plebiscito provavelmente dependeria dos legisladores de oposição. Os trabalhistas, no entanto, têm defendido a continuidade do “brexit”, pedindo apenas que o divórcio seja feito em termos menos dramáticos -eles temem perder votos, se mudarem de opinião. Legisladores também terão algum poder quando o governo britânico pedir, ao fim das negociações, que o

Parlamento dê seu aval para os acordos travados com a União Europeia. O problema é que o “brexit” está, em tese, agendado para março de 2019, o que significa que a margem de manobra é bastante restrita. O risco de bloquear o “brexit” no Parlamento é que, com isso, o Reino Unido pode ser obrigado a deixar a União Europeia antes de assinar qualquer acordo comercial futuro. Esse é o cenário mais negativo à economia britânica, segundo as previsões de impacto.

Com informações da Folhapress.

Reino Unido debate novo plebiscito sobre saída da União Europeia



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Reino Unido debate novo plebiscito sobre saída da União Europeia
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *